27/11/2018| | Especialistas defendem alteração da idade recomendada para realização de espirometrias em fumadores |
No âmbito do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que se assinalou no último dia 21 de novembro, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) alerta para a necessidade de se alterar a epidemiologia da doença para diminuir a prevalência da doença grave, a morbilidade e a mortalidade.
Atualmente é aconselhado que a partir dos 40 anos todos os fumadores realizem espirometria, mas a FPP considera errado esperar por essa idade, uma vez que os efeitos do tabagismo na perda de função pulmonar são irrecuperáveis, sendo preciso detetar estas alterações o mais precocemente possível, de forma a evitar os casos graves, eventualmente fatais, de DPOC.
Estima-se que em 2020 a DPOC seja responsável por mais de três milhões de óbitos, sendo a sua principal causa o tabagismo. É importante que a população saiba que os danos do tabaco são irrecuperáveis e que a espirometria seja realizada o mais cedo possível.
De acordo com a FPP, os fumadores com DPOC são doentes muito antes de terem algum sintoma. Por isso, quanto mais cedo realizarem o exame, mais cedo podem deixar de fumar e tratar a sua saúde.
Realizar uma espirometria com frequência pode ser um dos caminhos para diminuir a prevalência da DPOC e, consequentemente, diminuir a morbilidade e a mortalidade associadas à doença. Este é um exame que mostra alterações que diagnosticam precocemente a patologia. A partir daqui, é possível ser mais assertivos e interventivos na evicção tabágica, o primeiro passo para diminuir o número de casos de DPOC.
Já nos casos do diagnóstico de DPOC é preciso garantir que estes doentes fazem tratamento de reabilitação respiratória. Ainda que as guidelines indiquem que este é um procedimento obrigatório, em Portugal apenas 2% da população tem acesso ao mesmo.
http://www.mypneumologia.pt/pessoas-servi%C3%A7os/910-especialistas-defendem-altera%C3%A7%C3%A3o-da-idade-recomendada-para-realiza%C3%A7%C3%A3o-de-espirometrias-em-fumadores.html
Fonte texto e imagem: News Farma