Voltar
Como evitar os piolhos
Além do tratamento com permetrina, deverá considerar as seguintes medidas como essenciais para o controlo efetivo da infestação por piolhos:
  • Lavar toda a roupa de vestir, a roupa de cama e  banho a 60º – incluindo chapéus, bonés, cachecóis, turcos, robes, pijamas, fronhas e não esquecendo as próprias almofadas.

  • Aspirar muito bem as golas e faces internas de peças de vestuário que não possam ser lavadas, como determinados casacos, assim como os estofos dos sofás, cadeiras e cadeirões da casa. Não se esqueça de aspirar também, cuidadosamente, os estofos dos bancos do automóvel, os carrinhos e cadeiras de transporte das crianças. O saco do aspirador deverá ser inutilizado e reposto um novo saco. Sem o devido cuidado com estes objetos de contacto diário, e que constituem um reservatório preferencial para os piolhos, continuará a haver reinfestação – mesmo após um tratamento bem-sucedido.

  • Os cabelos da pessoa infestada por piolhos devem ser penteados com um pente especial para o efeito (de dentes finos e com um intervalo muito reduzido entre si). A passagem deste pente ajuda a remover lêndeas que se encontrem agarradas aos cabelos e piolhos que, não são eliminados nas lavagens. O procedimento exige tempo, deve ser feito com calma e cuidado, para não prender os cabelos.
Voltar
Artigos ligados