Exercício físico. O que implica para a sua saúde?

Todos sabemos que o exercício físico aeróbico regular oferece benefícios ao sistema cardiovascular. Mais de 5,3 milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se todas as pessoas inativas tivessem praticado exercício. Entre outros benefícios, o exercício físico baixa a pressão arterial elevada e reduz o risco de morte prematura por doenças das artérias coronárias. O ideal é que tente praticar exercício físico de forma a que lhe faça subir a pulsação, suando, mas conseguindo manter uma conversa sem perder o fôlego. Jardinagem ou dança são actividades tão válidas como nadar ou correr. Um estudo recente publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology revela que caminhar depressa pode ser tão bom para controlar a pressão arterial, o colesterol e o risco de contrair diabetes como correr. O importante é a distância que se percorre no exercício e não o tempo. Além disso, uma dieta equilibrada e o combate à obesidade pode significar uma redução de 5 kg no peso corporal, equivalente a uma descida da pressão arterial de 10 mmHg para a pressão sistólica e de 5 mmHg para a diastólica. Três exercícios para fazer na praia:

Saltar

Lembra-se de quando desenhava a macaca na areia e qualquer pedrinha servia para iniciar a brincadeira? Nada como juntar o útil ao agradável. Brinque com os seus filhos e família e, simultaneamente, faça exercício. Os exercícios de coordenação na areia ajudam a melhorar a coordenação e a fortalecer as pernas. Evite fazer o exercício olhando para o chão para treinar a noção espacial.

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Caminhar

Andar faz tão bem como correr (embora para perder calorias seja melhor a corrida) e para quem não está acostumado a grande atividade física é o ideal. Com o objetivo de manter um peso saudável, a Organização Mundial de Saúde recomenda uma hora diária de actividade física moderadamente intensificada, como caminhadas, durante toda a semana. Passear à beira-mar em areia seca, ou com água pelo joelho, é uma boa escolha. Além de ajudar a prevenir o aparecimento de varizes permite-lhe, em praias com o areal extenso, descobrir a paisagem. Se lhe falta a motivação lembre-se que pode (e deve!) envolver um amigo que o (a) acompanhe e começar a assumir a atividade física, não como um desporto mas como um prazer, criando tempo na sua agenda.

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Correr

Oferece os mesmos benefícios da caminhada, mas de forma mais intensa. Aumenta a resistência muscular, estimula a formação de massa óssea e tem um grande gasto calórico, o que ajuda na perda de peso.

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