Cuide de si, mantenha a pele hidratada

A hidratação é essencial para a saúde da pele.

Como é que a pele nos defende de microrganismos nocivos?

CR - Na sua constituição, a pele conta com um conjunto de microrganismos benéficos que funcionam como uma primeira linha de defesa, impedindo a colonização por agentes infecciosos com potencial nocivo. Se a pele estiver intacta e cuidada, estes microrganismos benéficos conseguem defender o nosso organismo, não permitindo a penetração de agentes nocivos. Também as características de temperatura e pH da pele contribuem para que seja impossível a sobrevivência de alguns agentes infecciosos. Quando há lesões na pele, elas podem funcionar como porta de entrada para agentes infetantes, não só para a própria pele, como para o organismo em geral.

Voltar ao início

No inverno é aconselhável um cuidado adicional com a hidratação da pele?

CR - O frio e o vento podem ser muito irritantes e contribuir para a maior secura da pele, nomeadamente, nas áreas mais expostas, como as mãos e o rosto. Mas, na verdade, é necessário proteger a pele o ano inteiro! No verão, o sol, a água salgada, o cloro das piscinas e o ar quente também desidratam a pele. Além disso – seja para retirar o sal ou o cloro do corpo, seja porque transpiramos mais no verão – a frequência dos banhos aumenta e a pele fica mais desidratada.

Voltar ao início

Porque tendem as mulheres a ser mais interessadas em hidratar a pele?

CR - As mulheres têm mais preocupações com a saúde da pele e são elas, de facto, que mais vão à consulta de Dermatologia. Inclusivamente, vêm numa atitude preventiva, também porque uma pele desidratada acusa mais o efeito do envelhecimento e as mulheres, em geral, têm mais preocupações estéticas. Tendencialmente, os homens só procuram uma consulta numa fase mais tardia, quando já tem problemas de pele mais sérios e incomodativos, nomeadamente, no inverno, quando aparecem eczemas e lesões descamativas da pele. Em boa parte, isto acontece porque, culturalmente, a hidratação da pele ainda é um ato conotado com o sexo feminino, mas não há razão nenhuma para que os homens não tenham também esse cuidado. Mais do que estética, é uma questão de saúde. Felizmente, as mentalidades já começaram a mudar.

Voltar ao início

Qual a importância de manter uma pele hidratada?

CR - A hidratação é essencial para a saúde da pele. A pele de uma criança saudável é a única que, por si mesma, mantém condições ideais de hidratação. A partir da idade adulta, e como consequência dos hábitos diários de higiene, a pele torna-se mais seca e necessita de hidratação. Ao lavarmo-nos no banho, removemos o manto ácido da pele, uma camada de gordura natural onde proliferam os tais microrganismos benéficos que defendem o nosso organismo. Ao eliminar esta camada protetora, facilitamos a ação de agressores externos. Com a evolução civilizacional, muitas pessoas tomam banho todos os dias e muitas até mais do que uma vez por dia, nomeadamente, quem pratica desporto. A reposição da hidratação da pele devia ser um hábito tão enraizado e tão indispensável quanto o próprio banho, sobretudo, na idade adulta. É imprescindível repor diariamente o manto ácido da pele, manter a hidratação e a camada de gordura que uma pele saudável deve sempre ter, aplicando cremes gordos, leites, óleos e emulsões hidratantes, de acordo com a localização e o tipo de pele.

Voltar ao início

Quais as funções que a pele desempenha no organismo?

Dr.ª Clarisse Rebelo (CR) – A pele é um órgão muito importante, porque cobre todos os tecidos do corpo, é a primeira arma de defesa contra o exterior. Simultaneamente, é por excelência o órgão de relação com esse mesmo meio exterior. Efetivamente, a pele desempenha duas funções essenciais: de relação e de proteção. De relação, funcionando como uma barreira semipermeável que mantém a homeostase do organismo, isto é, o equilíbrio das trocas necessárias entre os meios interno e externo, por exemplo, na regulação de uma temperatura corporal adequada, como acontece quando transpiramos. De proteção, porque a pele nos defende de agentes agressores presentes no meio ambiente, sejam substâncias e microrganismos nocivos que se encontram no ar, ou na água, ou elementos mecânicos que possam provocar lesão.

Voltar ao início

Quais são as partes do corpo mais vulneráveis ao surgimento de eczemas?

CR - As pernas, principalmente, no tempo frio e em pessoas com idades mais avançadas; a face, especialmente, nas crianças; e também as mãos, sobretudo, se houver um contacto muito frequente com água fria.

Voltar ao início

São comuns as queixas de pele seca nos cotovelos, joelhos e calcanhares?

CR - Sim, também são muito comuns, mas o mecanismo que provoca a secura nessas zonas é diferente, resulta de hiperqueratose, que traduz um aumento da espessura da camada córnea da pele. Esta fica de tal maneira espessa e seca que é frequente gretar, abrir fissuras – o que, além de inestético, se torna incomodativo e até doloroso. Nestes casos, o espessamento da pele tem origem num mecanismo de defesa e compensação, dado que são zonas de apoio, sujeitas a traumatismo sistemático. Por essa razão, devemos ter um cuidado especial com a hidratação dos cotovelos, joelhos e calcanhares.

Voltar ao início